Nossa História
É um Estilo de Kung-Fu que visa aprimorar seu praticante tanto físico como mentalmente, e a sua verdadeira essência não é a idéia que normalmente fazemos, é um estado de espírito, um pensamento, uma cultura popular, ou seja, é um modo de viver.
Mas se reduzirmos esta técnica ao seu menor denominador comum, ela se pareceria com o que o povo pensa que é, uma simples forma de defesa pessoal, e muito embora o combate pessoal seja uma prática significativa neste estilo, não a torna a sua principal razão de pratica-la.
O Estilo Gola Técnica Li Tchuó Pa Kung-Fu possui uma forma de exercícios físicos e respiratórios, que não visam a formação da massa muscular, mas sim o fortalecimento da sua energia interior (Qi) (Tchi Kun) (Qi Gong).
Talvez nada reproduza melhor o verdadeiro espírito do Estilo Gola Técnica Li Tchuó Pa Kung-Fu, do que sua própria doutrina que requer considerável tempo de prática e dedicação para se tornar um mestre nesta modalidade.
Consequentemente qualquer um que tenha passado anos apreendendo, ou se formando em uma determinada técnica é tido como um entendido de Kung-Fu (Wu-Shu).
Esta técnica é reconhecida como arte marcial (kung-fu – wu-shu), o senhor Oswaldo José Gola, que também por direito de criação (arte) ostenta simbolicamente a patente de Grão Mestre do Li Tchuó Pa Kung-Fu, é praticante de Artes Marciais (Judo) desde o ano de 1968.
No ano de 1970 inicia a pratica do Tsau Lau Fu com Mestre Huang Hu Pião. Ele nasceu em 10 de março de 1916, na província de Cantão, e foi registrado em Hong-Kong, por isso possuía dupla cidadania: a chinesa e a britânica. Ele veio para o Brasil na década de 60 em nome da Tríade Chinesa e possuía um restaurante, onde nos fundos ensinava alguns alunos (6 na verdade). Ele mesmo disse que não veio para o Brasil para ensinar Kung Fu, por isso não abriu uma escola. Mestre Huang, que em pinyin se escreve Wong, morreu em São Paulo no ano de 1982, deixando alguns familiares, Gola fica nesta modalidade até 1978.
Este homem completou as oito fases do Tsau Lau Fu e ensinou o estilo na Casa do Estudante de Osasco, de 1972 a 1975; depois foi para o interior de são Paulo; abrindo uma escola em São Joaquim da Barra em 1975 e em Ribeirão Preto em 1978. Com o Mestre Huangele ainda aprendeu “Cegonha Branca” (Niau Tsu**), Leopardo (Paho), Fênix, Louva-a-Deus, Serpente e Garça.
“Tsau Lau Fu” – Não sabemos se esta é a grafia correta em pinyin. Mas a “Garra do Velho Tigre” é um estilo de 8 fases precursor do Hung Gar que se conhece hoje. Este sistema foi ensinado a Wong Kay Ying, pai do legendário Wong Fei Hung, e que, como seu filho, fez algumas alterações e criações, dando forma ao Hung Gar contemporâneo. É por isso que não aparecem referências deste estilo na internet. Trata-se de um estilo adormecido.
Em 1978 saiu um artigo de artes marciais dizendo que os professores de Kung Fu que não eram chineses eram todos charlatões; artigo este assinado por Mestre Li Wing Kay. Grão Mestre Gola ao ler o artigo mandou uma carta ao Mestre Li dizendo que ensinava Kung Fu, que não era chinês e que gostaria de lhe mostrar o que sabia. Mestre Li respondeu dizendo que ele poderia encontrá-lo, passando o endereço de sua escola. Ao apresentar o que conhecia, Grão Mestre Gola foi convidado por Mestre Li para treinar o Estilo Garra de Águia, no qual entrou com instrutor e evoluiu até professor de 3ª linha, tornando-se 4º discípulo do Mestre Li.
Em 1982, criou o Estilo Pa Man Li que mais tarde passou a ser conhecido como Estilo Gola Técnica Li Tchuó Pa Kung-Fu.
“Li Tchuó Pa Kung Fu” – O Estilo das Oito (Pa) Forças (Li) Penetrantes (Tchuó), bem que poderia ter sido criado pelo Grão Mestre Gola, já que em um dia alguém teve que criar tudo o que conhecemos. Mas não foi. Este estilo que hoje está catalogado e registrado na International Wushu Federation como um sistema tradicional de Kung fu, é uma sistematização de técnicas e treinamentos advindos de dois outros estilos: o Tsau Lau Fu (Hung Gar), que compõe cerca de 85% do Li Tchuó Pa, e o Garra de Águia, que responde pelos outros 15%.
Seu Estilo o Li Tchuó Pa Kung-Fu, foi reconhecido como Arte Marcial Brasileira no ano de 1984, pelo então departamento de Kung-Fu da Federação Paulista de Kung-Fu, na época seu diretor o senhor Sergio Batarelli.
Em 06 de Dezembro de 1988, através da resolução 21 do Conselho Nacional de Desporto (CND), o Grão Mestre Gola conseguiu um feito que marcou a história da arte marcial chinesa no Brasil, que foi a regulamentação e reconhecimento do Kung Fu como prática esportiva, tirando esta nobre arte da marginalidade.
O Grão Mestre Gola, durante a gestão do mestre Léo Imamura à frente da federação Paulista de Kung Fu, foi o Delegado Geral da entidade, assumindo a responsabilidade de organizar o Kung Fu em todo o Estado. Ele é, desde 1990, o Vice-Presidente da Federação Sul-Americana de Kung Fu Wushu.
Em 1995, nos Estados Unidos, através da ação do renomado Mestre Pan Chin Fa, que hoje reside no Canadá, a Federação Americana de Wushu reconheceu o Li Tchuó Pa como a maior organização de arte marcial chinesa das Américas. Na época tínhamos 92 escolas e mais de 6000 alunos no Brasil.
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